Livros

economia-para-nao-economistas

Economia para não economistas

Sinopse

A globalização e seu impacto no mercado local nos expõem a desafios cada vez maiores. Nem sempre é fácil compreender o cenário econômico internacional e avaliar o efeito de suas mudanças em nossas vidas. Assim, o domínio dos principais conceitos da economia deixa de ser um diferencial competitivo e passa a ser condição necessária para se alcançar o sucesso. Parte da coleção Para não especialistas, o livro destina-se a ampliar os conhecimentos na área da economia, a fim de melhorar a qualidade de nossas decisões.

Editora

Senac

Autores

Virene Roxo Matesco e Paulo Henrique Schenini

Clique aqui para comprar.

acoes-estrategicas

Ações Estratégicas

Sinopse

O surgimento de novas tecnologias somado às novas exigências do mercado, a partir da última década do século passado, trouxe muitas alternativas para a busca da excelência em todos os níveis organizacionais. Antes, conquistar a alta performance se limitava a novas incursões, via cursos, seminários, work shops e atividades semelhantes. Hoje, os novos tempos trazem exigências de permanente maior velocidade, incessante necessidade de obter mais competência, maior presença de mercado e sempre rapidez na solução de problemas.

As novas técnicas do mundo virtual deram nova velocidade e nova lógica ao relacionamento entre empresas e pessoas e, com certeza, nova roupagem às ações estratégicas das empresas. É certo que as ações estratégicas têm de ser projetadas, mas considerando esse novo mundo que insistimos em falar.

Os profissionais recentes no mercado ou muito próximos ao seu ingresso têm de estar preparados para essa nova empresa, que, por sua vez, tem de estar preparada pra o enfrentamento de novos e amplos desafios. Enfim, o mundo dos negócios está muito mais turbulento, muito mais incerto e exigindo uma competência nunca antes imaginada.

Diante desse panorama, este livro pretende analisar e imaginar alternativas para essa nova realidade, ou seja, como enfrentar essas novas demandas e propor novos caminhos. Cite-se como exemplo que o número de empresas brasileiras desejosas de presença (ou maior presença) no exterior cresceu de forma impressionante e já não é mais possível imaginar que basta conquistar mais mercados, mas sim conquistar e manter mais novos mercados.

Livro recomendado para disciplinas que abordam temas essenciais para a compreensão da gestão empresarial nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Também indicado para cursos de pós-graduação (principalmente mestrado) e lato sensu que envolvam a teoria e a prática sobre ação estratégica.

Editora

Atlas

Autores

Karen Matesco, Luis César G. de Araujo e Maria Scarlet do Carmo

Clique aqui para comprar.

economia-aplicada

Economia Aplicada

Sinopse

O objetivo deste livro é oferecer ao leitor um conjunto de conceitos econômicos úteis e mostrar suas interações. A economia é uma ciência complexa, mas fundamental para a compreensão do ambiente onde as instituições privadas e governamentais atuam e o propósito aqui é o de facilitar esse entendimento.
Os conceitos para a mensuração da produção (PIB e PNB), o estudo da moeda e dos mercados financeiros, as relações externas da economia, bem como as teorias e consequências da inflação são alguns dos tópicos abordados neste livro.

Editora

FGV

Autores

Virene Roxo Matesco, Antonio Carlos Pôrto Gonçalves, Robson Ribeiro Gonçalves, Ruy Afonso De Santacruz Lima

Clique aqui para comprar.

economia-apliacada-empresas-e-negocios

Economia aplicada: empresas e negócios

Sinopse

A ciência econômica constitui um modo de ordenar e sistematizar os princípios, conceitos e ideias relativas às ações dos diferentes agentes econômicos em suas atividades rotineiras. A economia lida com a ação humana, definida como qualquer comportamento deliberado com vistas a atingir certos fins que, segundo acreditam as pessoas em geral, irão aumentar sua satisfação.
Este livro tem por objetivo apresentar, de maneira ordenada e compreensível, os princípios, fundamentos e conceitos que contemplam o sistema organizacional e estrutural teórico da ciência econômica e, sobretudo, demonstrar ao leitor sua aplicabilidade no cotidiano: dos indivíduos, em suas decisões de consumo; das empresas, em suas estratégias e decisões de negócios; dos gestores públicos, em sua missão de proporcionar o bem-estar da coletividade.

Editora

FGV

Autores

Virene Roxo Matesco, Marcello Cunha Santos, Mario Rubens De Mello Neto, Ubiratan Jorge Iorio

Clique aqui para comprar.

economia-empresarial

Economia empresarial

Sinopse

O propósito deste livro de economia empresarial é expor alguns conceitos econômicos fundamentais e exemplificar como podem ser utilizados. Para entender e interpretar o ambiente em que atuam, os dirigentes de qualquer organização, a saber, empresas públicas ou privadas, associações, sindicatos, órgãos públicos, ONGs, precisam conhecer as ferramentas básicas da análise econômica. Certamente esse conhecimento acarretará um processo de tomada de decisões mais consciente e com maior possibilidade de acerto.

Editora

FGV

Autores

Antonio Carlos Pôrto Gonçalves, Nora Raquel Zygielszyper, Robson Ribeiro Gonçalves, Virene Roxo Matesco

Clique aqui para comprar.

economia-internacional

Economia internacional

Sinopse

O objetivo deste livro é oferecer um guia conciso de economia para os atuais e futuros profissionais da área de comércio exterior.
Os negócios internacionais são um campo de interesse crescente, seja para os estudiosos, seja para os profissionais e suas empresas, seja para os governos. O intercâmbio econômico entre as nações tem crescido fortemente nas últimas décadas, tanto no âmbito comercial quanto no financeiro. Como consequência,
o grau de interdependência dessas nações se elevou, bem como a complexidade e a velocidade das trocas mercantis e dos fluxos de capital.
A cada capítulo, os temas direta ou indiretamente relacionados com o comércio externo e os fluxos de capital entre países são apresentados neste livro, com o objetivo de colocar o estudo da ciência econômica em um contexto global, explicitando como a ação de pessoas, empresas e governos molda e ao mesmo tempo é influenciada pelos negócios internacionais.

Editora

FGV

Autores

Virene Roxo Matesco, Robson Ribeiro Gonçalves, Mario Rubens De Mello Neto, Nora Raquel Zygielszyper

Clique aqui para comprar.